Supema faz diagnóstico de consumo de água e energia elétrica na UFOB
Data publicação: 09/04/2016
Fonte: http://ufob.edu.br/index.php/noticias2/item/737-supema-faz-diagnostico-de-consumo-de-agu

 

 

Nos dias atuais, o consumo responsável de recursos naturais é foco de debates mundiais pela sustentabilidade do planeta. Por isso, a Superintendência do Meio Ambiente (Supema), realizou, no período de 29/3 a 7/4, um diagnóstico do consumo de energia elétrica no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras.

A ação faz parte do Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia da Universidade e foi seguida de um treinamento aplicado aos técnicos-administrativos, terceirizados e estagiários da Supema, Coordenadoria de Infraestrutura e de manutenção dos campi da UFOB.

A superintendente do Meio Ambiente, professora Janes Terezinha Lavoratti, ressaltou a importância do treinamento para a institucionalização das ações e procedimentos do Programa. "A adoção de práticas sustentáveis contribuirá para a construção de uma universidade sustentável e comprometida com a preservação dos recursos energéticos e naturais, além de atentar para o princípio da economicidade, tão cobrado na administração pública".

Diagnóstico
Para realizar o levantamento do consumo de energia elétrica, a UFOB convidou a engenheira eletricista Ana Rita dos Santos Barbosa, coordenadora de equipe de energia da Rede de Tecnologias Limpas da Bahia - grupo de pesquisa da UFBA. Foram coletados dados de consumo e analisados com base nos dados apresentados pela concessionária de energia Coelba. Também foi feita vistoria nos prédios da Biblioteca, de laboratórios e dos pavilhões de aula I e II.

O treinamento da manhã de terça-feira (5) foi ministrado pela coordenadora de Núcleos da Supema, professora Samara Fernanda da Silva, sobre a redução de consumo de água, incluindo os dados já coletados pela Superintendência. À tarde, a Engenheira Ana Rita, conduziu treinamento sobre racionalização do consumo de energia elétrica. No dia seguinte, os participantes partiram para a prática nos laboratórios de informática, na Biblioteca e em campo, fazendo medições.