Ecotime ensina: como economizar energia no ambiente de trabalho
Data publicação: 08/12/2013
Fonte: Portal do Servidor

 

 

A equipe do Ecotimes da Saeb preparou dicas para economizar energia e mesmo assim manter o conforto térmico no ambiente de trabalho. As dicas foram pensadas depois de testes realizados em uma sala do prédio da Saeb, que apontou que a melhor alternativa em dias de verão é manter o ar condicionado ligado em 24°C, mesmo no intervalo do almoço, para que o aparelho permaneça em temperatura constante. 

Confira abaixo mais dicas rápidas para economizar energia:
 
> No inverno o desligamento do ar condicionado no horário de almoço é recomendável, pois a temperatura externa pouco afetará o conforto no ambiente de trabalho;
> O aparelho pode ser desligado meia hora antes do fim do expediente - a sala ainda permanecerá climatizada;
> Lâmpadas e equipamentos eletrônicos em geral, como monitores de computador, emitem calor e demandam mais do ar-condicionado. Por isso, não os deixe ligados desnecessariamente;
> Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada de ar do ambiente externo.
 
As dicas foram elaboradas a partir do estudo sobre o uso do consumo de energia em unidades administrativas, realizado na II etapa do Programa de Racionalização de Água e Energia nos Prédios Públicos Estaduais. Os resultados apontam que mais de 65% da eletricidade consumida nos prédios do CAB é utilizada para climatização de ambientes. Também ficou evidente que o consumo de energia é maior nos meses de verão (exceto fevereiro devido a um número menor de dias com expediente). Por isso, a importância em seguir as dicas comentadas acima para que se concretize uma economina sustentável nos prédios do CAB.

Programa Ecotime
 
O Ecotimes é uma ação que integra o Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia, lançado pela Saeb em parceria com a UFBA em 2008. Os interessados em participar do programa devem estar dispostos a criar nos servidores uma preocupação com o meio ambiente, contribuindo com os resultados do programa. Além de interpretar as informações processadas com relação ao consumo, os integrantes dos ecotimes devem promover eventos de sensibilização, desenvolver estratégias de integração com os usuários dos prédios e incentivar sugestões por parte dos servidores. A coleta e a medição da água e da energia consumidas são realizadas através do sistema Aguapura Vianet.
 
A iniciativa está em conformidade com o Programa de Qualificação do Gasto Público, o Compromisso Bahia, que combate o desperdício na máquina do estado. Para maiores informações sobre o Ecotime, entre em contato através do telefone (71) 3115-1758.

 Fonte: http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/economia-solidaria/ecotime-ensina-como-economizar-ene