Apresentação

      O sistema AGUAPURA VIANET desenvolvido pela UFBA vem sendo utilizado por dezenas de usuários para acompanhar o seu consumo de água há mais de 12 anos. Ele permite que todos os usuários de um edifício possam acompanhar o seu consumo de água diariamente. Desta forma eles podem identificar rapidamente os eventos que provocam desperdícios e perdas, permitindo economias significativas.

Acreditamos que o conhecimento do consumo que praticamos, não só de água, como de energia e outros recursos, é essencial para o desenvolvimento de modos de vida menos insustentáveis. Este conhecimento se constitui em si, no mais importante fator para a racionalização do seu uso permitindo tanto ganhos ambientais como econômicos.

Na Universidade Federal da Bahia, ele vem sendo utilizado desde 2004, neste período a Universidade reduziu seu consumo per-cápita de 30 para 18 litros dia. Acompanhado de medidas básicas de manutenção iniciadas em 2001, este consumo foi reduzido de 42 L para 18 L por pessoa por dia.

Visite o sistema e se julgar interessante, acesse o botão acima "Como Participar" e solicite o seu pré-cadastro que liberamos sua senha em seguida. O sistema pretende ser auto instrutivo, porém, havendo dificuldades, solicite orientações pelos canais de comunicação informados no rodapé da página.

Os resultados obtidos nos programas de uso racional da água desenvolvidos pela Rede TECLIM, em parcerias com instituições públicas e privadas, podem ser encontrados em diversas publicações disponíveis no nosso site.

   Notícias

  • Supema faz diagnóstico de consumo de água e energia elétrica na UFOB
  • Nos dias atuais, o consumo responsável de recursos naturais é foco de debates mundiais pela sustentabilidade do planeta. Por isso, a Superintendência do Meio Ambiente (Supema), realizou, no período de 29/3 a 7/4, um diagnóstico do consumo de energia elétrica no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras.

    Saiba mais...

  • Governo anuncia ações para qualificar gasto público
  • Destaque para o monitoramento dos custos com água e energia elétrica e a revisão dos contratos de consumo de alta tensão, que contabilizam R$ 54,6 milhões economizados pelos cofres estaduais de 2008 até o momento.

    Saiba mais...

  • Ecotime ensina: como economizar energia no ambiente de trabalho
  • A equipe do Ecotimes da Saeb preparou dicas para economizar energia e mesmo assim manter o conforto térmico no ambiente de trabalho.

    Saiba mais...