Notícias

Supema faz diagnóstico de consumo de água e energia elétrica na UFOB


Nos dias atuais, o consumo responsável de recursos naturais é foco de debates mundiais pela sustentabilidade do planeta. Por isso, a Superintendência do Meio Ambiente (Supema), realizou, no período de 29/3 a 7/4, um diagnóstico do consumo de energia elétrica no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras.

A ação faz parte do Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia da Universidade e foi seguida de um treinamento aplicado aos técnicos-administrativos, terceirizados e estagiários da Supema, Coordenadoria de Infraestrutura e de manutenção dos campi da UFOB.

A superintendente do Meio Ambiente, professora Janes Terezinha Lavoratti, ressaltou a importância do treinamento para a institucionalização das ações e procedimentos do Programa. "A adoção de práticas sustentáveis contribuirá para a construção de uma universidade sustentável e comprometida com a preservação dos recursos energéticos e naturais, além de atentar para o princípio da economicidade, tão cobrado na administração pública".

Diagnóstico
Para realizar o levantamento do consumo de energia elétrica, a UFOB convidou a engenheira eletricista Ana Rita dos Santos Barbosa, coordenadora de equipe de energia da Rede de Tecnologias Limpas da Bahia - grupo de pesquisa da UFBA. Foram coletados dados de consumo e analisados com base nos dados apresentados pela concessionária de energia Coelba. Também foi feita vistoria nos prédios da Biblioteca, de laboratórios e dos pavilhões de aula I e II.

O treinamento da manhã de terça-feira (5) foi ministrado pela coordenadora de Núcleos da Supema, professora Samara Fernanda da Silva, sobre a redução de consumo de água, incluindo os dados já coletados pela Superintendência. À tarde, a Engenheira Ana Rita, conduziu treinamento sobre racionalização do consumo de energia elétrica. No dia seguinte, os participantes partiram para a prática nos laboratórios de informática, na Biblioteca e em campo, fazendo medições.


Saiba mais...

Governo anuncia ações para qualificar gasto público

Destaque para o monitoramento dos custos com água e energia elétrica e a revisão dos contratos de consumo de alta tensão, que contabilizam R$ 54,6 milhões economizados pelos cofres estaduais de 2008 até o momento.

Saiba mais...

Ecotime ensina: como economizar energia no ambiente de trabalho

A equipe do Ecotimes da Saeb preparou dicas para economizar energia e mesmo assim manter o conforto térmico no ambiente de trabalho.

Saiba mais...

Ranking
1 - DERBA
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - ENERGIA
2 - Hospital Geral do Estado
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - ENERGIA
3 - Almoxarifado Central da SAEB
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - ENERGIA
4 - UEFS - Observatório Astronômico Antares
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - ENERGIA
5 - UEFS - Centro de Treinamento Xavante
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - ENERGIA
6 - SAEB-Balança
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - ENERGIA
7 - Residencia
RESIDENCIAL - ENERGIA
8 - INEMA - CAB
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - ENERGIA
9 - COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA RODOVIÁRIA-BARREIRAS
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - ÁGUA
10 - BAHIAPESCA
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - ÁGUA
Enquete
O que você achou do novo sistema VIANET ?
Estatísticas
sem visitas hoje
12727 visitas em Maio de 2016
76571 visitas em 2016
852760 visitas desde 2007

Programa de Uso Racional da Água e Energia - AGUAPURA - ViaNet v3.0 - todos os direitos reservados - Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM - aguapura@teclim.ufba.br